História 7º ano B - Atividades de Março

 

ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL Dr Martins Costa Júnior

PROFESSOR(A): Marcelo DISCIPLINA: História ANO: 7°ANO

Nome: 

 Turma: B 

 Data:

Atividades de Março - Revisão dos conteúdos do ano anterior.

 

Texto 01 - História – Tempo Histórico - Pré-História.



História é a ciência que estuda as realizações do homem e as transformações da sociedade ao Longo do tempo. Tradicionalmente, costuma-se dividir a evolução da humanidade em Pré-história e História. Os primeiros seres humanos surgiram na Terra ha aproximadamente 1 milhão de anos. Eram nômades, isto é, viviam se deslocando de uma região para outra em busca de alimentos. Observando a natureza, aprenderam a plantar, desenvolvendo a agricultura. Esse fato os levou a se tornar sedentários (passaram a ter uma morada fixa em uma região). Começaram então a surgir as civilizações, e os seres humanos inventaram a escrita. A invenção da escrita é usada como referência para separar a Pré-história da História. Para contar o tempo, os seres humanos inventaram calendários, usando como marcos fatos importantes em suas sociedades. Os povos ocidentais, dos quais fazemos parte, usam o calendário cristão, isto é, contam o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo, considerado o ano 0. Se um fato ocorreu antes disso, diz-se que foi em determinado ano a.C., ou seja, antes de Cristo (alguns autores buscando simplificar utilizam para esses anos números negativos, por exemplo, o ano 750 a.C. é representado como ano -750). No calendário cristão, a cada 100 anos temos um século, e a cada 1.000 anos temos um milênio. Os séculos começam com a dezena 01 e terminam com a dezena 00.

O passado e estudado por meio de todos os vestígios e registros deixados por nossos antepassados. Os historiadores procuram documentos, ruínas, inscrições, Livros, poemas, cartas, enfim, tudo que possa ajudar na reconstrução dos acontecimentos. Esses registros do passado são chamados de fontes históricas.

 

Exercícios:

1) O que é história?

2) Como a evolução da humanidade é tradicionalmente dividida?

3) O que é nômade?

4) O que são sedentários?

5) Quantos anos tem um século?

6) Quanto começa um século?

7) O que são fontes históricas?

  Complete:

8) O fato que marcou, a passagem da fase nômade para a sedentária foi o desenvolvimento da _________________.

9) O fato que se usa para marcar o inicio das civilizações ou períodos da História é a invenção da _____________.

10) Para contar o tempo, os seres humanos inventaram ________________.

 

Texto 02 – Egito Antigo



Situado a nordeste da África, o Egito era um enorme oásis com mais de mil quilômetros de comprimento, graças ao rio Nilo. Toda a região do delta do Nilo foi chamada de Baixo Egito. A área mais ao sul ficou conhecida como Alto Egito. O Nilo era também a grande via de transporte e comunicação para os egípcios. De junho a setembro, abundantes chuvas na cabeceira do Nilo provocavam enchentes em suas margens. Quando as águas voltavam ao volume normal, deixavam no vale um limo fertilizante que, em algumas regiões, chegava a atingir dez metros de espessura. Graças à fertilidade do vale, a agricultura pôde ser largamente desenvolvida, constituindo a base da economia egípcia.

No quarto milênio a.C., ao longo das margens do rio Nilo, existiam os nomos, aldeias agropastoris independentes, cujos governantes eram chamados de monarcas. Os nomos foram reunidos, formando dois reinos: o Baixo Egito, no delta do Nilo, e, mais ao sul, o Alto Egito. Por volta de 3000 a.C. , Menés, um príncipe do Alto Egito, unificou os reinos sob seu comando. A partir dessa unificação, teve inicio o chamado período dinástico do Egito Antigo, que costuma ser dividido em: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.

 

Exercícios:

11) Onde está localizado (situado) o Egito?

12) O que eram os nomos?

13) Que reinos os nomos formaram?

14) Qual foi o resultado da unificação do Alto e Baixo Egito?

15) Complete: A região do Delta do Nilo foi chamada de ______________ e a área mais ao sul ficou conhecida como ________________________________.

16) Como costuma a ser dividido o período dinástico do Antigo Egito?

 

Texto 03– Grécia Antiga



           A herança cultural grega atravessou os séculos, chegando até os nossos dias. Foram influências no campo da filosofia, das artes plásticas, da arquitetura, do teatro. Essa Grécia de 4.000 anos atrás era composta de várias cidades-estados, ou seja, a Grécia antiga não formava uma nação única, mas cada uma das cidades independentes entre si, que possuíam as suas próprias organizações sociais, políticas e econômicas. Apesar dessas diferenças, os gregos tinham uma só língua, que, mesmo com seus dialetos, podia ser entendida pelos povos das várias regiões que formavam a Grécia. Esses povos tinham também a mesma crença religiosa e compartilhavam diversos valores culturais. Assim, os festivais de teatro e os campeonatos esportivos, por exemplo, conseguiam reunir pessoas de diferentes lugares da Hélade, como se chama o conjunto dos diversos povos gregos. Essas cidades localizavam-se ao sul da Europa, nas ilhas entre os mares Egeu e Jônio. Algumas das cidades gregas de maior destaque na Antigüidade foram Atenas, Esparta, Corinto e Tebas.



  Essas cidades comercializavam e ao mesmo tempo guerreavam entre si. As guerras eram motivadas pelo controle da região e para se conseguir escravos, os prisioneiros de guerra, que moviam grande parte da economia daquelas sociedades. Afora os escravos e os pequenos proprietários, havia os cidadãos propriamente ditos, naturais da cidade e proprietários de terras, que tinham direitos políticos e podiam se dedicar a atividades artísticas, intelectuais, guerreiras e esportivas. Isso indica que as pessoas com mais prestígio e propriedade cuidavam exclusivamente do aprimoramento do corpo e da mente. Os escravos eram quem movimentava a economia, fazendo o trabalho braçal, considerado, então, como algo desprezível.

 

Exercícios:

17) Como era formada a Grécia Antiga?

18) O que significa a Grécia Antiga ser composta de várias cidades-estados?

19) O que os gregos partilhavam em comum?

20) O que motivava as guerras na Grécia Antiga?

21) Quem trabalhava na Grécia Antiga?

22) O que faziam as pessoas com mais prestigio e propriedade?

 

Comentários

Postagens mais visitadas